Investimentos
CVM faz alerta sobre influenciadores que dão dicas de investimentos nas redes sociais
Comissão destaca importância da certificação para recomendar investimentos.
A polêmica envolvendo o influenciador Jonas Jaimovick, que pode ter causado prejuízo de R$ 170 milhões aos investidores, acendeu um alerta sobre dicas de investimentos em redes sociais.
Com isso, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se manifestou através de um documento onde ressalta que somente analistas credenciados e com Certificado Nacional do Profissional de Investimentos (CNPI) podem elaborar relatórios de análise destinados à publicação e divulgação.
Nesse sentido, Fabio Louzada, economista e analista de investimentos, orienta: “A certificação é ponto-chave para o exercício de diferentes funções dentro da área de investimentos. Com o aumento do interesse da população sobre o tema, é preciso tomar cuidado com as fontes de informação, principalmente nas redes sociais. Profissionais certificados, seja em ambiente online ou presencial, são as pessoas habilitadas para prestar suporte ao investidor”.
Ainda segundo a CVM, mesmo as publicações de texto, imagem ou vídeo que destaquem o fato de não ser uma recomendação de investimento, são irregulares. Afinal, o conteúdo pode influenciar o investidor a tomar decisões que não estão de acordo com seu perfil e objetivos.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Automobilística2 dias atrás
Como saber se um pneu é bom ou ruim, mesmo em compras online?
-
Agronegócio2 dias atrás
5 plantas trepadeiras que crescem rápido e são ideais para muros
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?