Economia
ANS define que cobrança de reajuste suspenso de planos de saúde deve ser diluída em 12 meses
Beneficiários de planos de saúde terão os valores dos pagamentos suspensos diluídos a partir de 2021.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou nesta quinta-feira uma decisão que determina que beneficiários de planos de saúde que tiveram suspensas as cobranças de reajuste anual e por faixa etária entre setembro e dezembro de 2020 tenham o pagamento desses valores diluído em 12 meses a partir de 2021.
Em agosto, a diretoria colegiada da ANS suspendeu o reajuste devido aos impactos da pandemia de Covid-19, beneficiando um total de 25,5 milhões de clientes.
A agência informou que as operadoras deverão especificar os valores cobrados nos boletos a partir de janeiro do próximo ano.
O percentual máximo de reajuste ficou estipulado em 8,14% e é válido de maio de 2020 a abril de 2021 para os planos individuais ou familiares assinados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98, explicou a ANS.
Ja os contratos individuais ou familiares fechados antes da Lei 9.656/98 e abrangidos pelos Termos de Compromisso feito entre as operadoras e a ANS, os percentuais máximos são de 8,56% para a Amil e de 9,26% para Bradesco, SulAmérica e Itauseg.
“Os valores relativos à suspensão dos reajustes no período de setembro a dezembro de 2020 deverão ser diluídos em 12 parcelas iguais e sucessivas, de janeiro a dezembro de 2021”, disse a agência.
A ANS explicou ainda que, excepcionalmente, a recomposição da suspensão dos reajustes em número menor de parcelas poderá ser permitida desde que o beneficiário ou a pessoa jurídica contratante solicitem à administradora do plano.

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças22 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Finanças15 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política20 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar