Commodities
Sauditas e russos batalham pela primeira posição entre fornecedores de petróleo para China
China é um das poucas nações que aumentou as compras de petróleo este ano.
A Arábia Saudita e a Rússia estão disputando páreo a páreo o posto de principal fornecedor de petróleo para a China neste ano, com os dois países elevando os embarques para os chineses, mesmo com a pandemia de Covid-19 prejudicando a demanda global em 2020.
De janeiro a novembro deste ano, Arábia Saudita, que foi o principal fornecedor à China em 2019, exportou entre 1,6 milhão e 1,7 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo bruto, à medida que grandes reduções de preços impulsionaram os embarques de petróleo saudita em novembro, segundo Refinitiv, Vortexa e Kpler.
Já a Rússia exportou cerca de 1,7 milhão de bpd de petróleo para a China até o momento neste ano, com o Iraque ficando em terceiro lugar, com aproximadamente 1,2 milhão de bpd.
Em meio ao impacto da pandemia do coronavírus na atividade comercial e na indústria de viagens, a indústria do petróleo também foi duramente atingida este ano.
A China, o maior importador de petróleo do mundo, é um das poucas nações que aumentou as importações em 2020, já que os compradores se beneficiaram ao máximo dos preços baixos no início deste ano, ao passo que a demanda por combustível se recuperou a partir do segundo trimestre na esteira da economia em geral.
“Parece que a Rússia substituiu a Arábia Saudita e conquistou o primeiro lugar neste ano. É uma corrida pescoço a pescoço e resta saber quem será o vencedor final”, disse a analista Serena Huang, da Vortexa.
A quantidade de petróleo saudita chegando à China em novembro deve chegar entre 2,13 milhões e 2,24 milhões de barris por dia, ante um recorde de 2,1 milhões a 2,14 milhões de bpd em maio, de acordo com as projeções das três empresas. O volume representaria quase o dobro de suas estimativas de volume para o mês passado.
Em outubro, a gigante estatal do petróleo Saudi Aramco cortou profundamente os preços do petróleo para clientes asiáticos, disseram fontes comerciais. Leva aproximadamente um mês para que as cargas sejam enviadas.

-
Economia2 dias atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças16 horas atrás
Como identificar a nota de R$ 5 que vale mais que 1 salário mínimo?
-
Finanças23 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Tecnologia2 dias atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Mundo2 dias atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política2 dias atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política21 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas2 dias atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações