Economia
Após rali da véspera, hoje pode ser dia de cautela
A FGV informou que o Índice de Confiança do Consumidor da caiu 0,7 ponto em novembro, para 81,7 pontos, registrando a segunda queda consecutiva.
Após a euforia da véspera, hoje deve ser um dia mais tranquilo, com o investidor atento a bateria de dados que serão divulgados nos Estados Unidos, véspera do feriado mais importante do país, o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). Ontem, o bom humor foi pautado pela transição do governo nos Estados Unidos e pelo sucesso das vacinas. Com isso, o Ibovespa encostou nos 110 mil pontos e o índice Dow Jones atingiu, pela primeira vez, a marca de 30 mil pontos.
Às 9h05, o futuro do Ibovespa registrava queda de 0,50%, aos 109.702, em linha com o índice futuro do Dow Jones que caia 0,13%, aos 20.957 pontos.
Ontem, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou a Administração dos Serviços Gerais (GSA, na sigla em inglês) a iniciar o processo de transição. Além disso, a imprensa internacional informou que o presidente eleito Joe Biden escolheu a ex-presidente do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA) Janet Yellen para ser a nova secretária do Tesouro, o que também animou os investidores. Além dela, outros nomes que irão compor o novo governo começaram a ser divulgados.
O mercado também segue atento aos números de infecção do coronavírus no mundo. A Universidade Johns Hopkins informou que o total de vítimas da doença ultrapassou a marca de 1,4 milhão. Na Europa, a Alemanha e a Espanha planejam adotar novas restrições para as reuniões de Natal e ano-novo. No Brasil, o número de mortes por covid-19 atingiu 170.194 pessoas, segundo o consórcio de veículos de imprensa.
Um dos principais eventos do dia é a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA). Também serão conhecidos os dados de seguro-desemprego no país e o Produto Interno Bruto (PIB) revisado do terceiro trimestre. Além disso, saem o índice PCE de outubro, as vendas de novas moradias referentes a novembro, e a Universidade do Michigan informa o sentimento do consumidor em novembro. Ainda hoje serão conhecidos os dados de estoque de petróleo.
Por aqui, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou que o Índice de Preços ao Consumidor do Município de São Paulo Semanal (IPC-S) ficou em 1,09%.
A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 0,7 ponto em novembro, indo para 81,7 pontos, a segunda queda consecutiva. Em termos de média móvel trimestral, o ICC subiu 0,5 ponto, registrando a quinta alta consecutiva, porém, em ritmo de desaceleração.
Hoje, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa do evento da Sicoob Engecred. Ontem, durante evento realizado pelo Infomoney, o presidente do BC afirmou que o equilíbrio fiscal é muito relevante para a condução da política monetária do país. “O Brasil fez muito mais em termos de gastos do que os países emergentes. Já vinha numa situação fiscal mais frágil e termina com uma situação ainda bem mais frágil, mas conseguiu evitar bastante a redução de crescimento”, disse.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia14 horas atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança