Conecte-se conosco

Economia

Mnuchin e Powell voltam a pedir acordo para auxílio em resposta à Covid-19

Autoridades disseram que medida fiscal adicional é necessária para garantir que não haverá outra contração na atividade no curto prazo.

Publicado

em

O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, e o chair do Fed, Jerome Powell, voltaram a apelar nesta quarta-feira para que parlamentares alcancem um acordo sobre um pacote adicional para auxiliar pequenas empresas do país nos próximos meses, antes da ampla liberação de uma vacina contra a Covid-19 abrir caminho para uma recuperação econômica.

Os chefes do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos e do Federal Reserve disseram ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara que medida fiscal extra é necessária para garantir que não haverá outra contração na atividade no curto prazo. Esse é o segundo dia de depoimentos das autoridades a comitês do Congresso.

As discussões sobre ajuda adicional estão travadas há meses no Congresso, depois que os parlamentares concordaram com mais de 3 trilhões de dólares em auxílio no início da pandemia, que resultou na recessão mais profunda desde a Grande Depressão.

“Seria muito útil e muito importante que houvesse apoio fiscal adicional para a economia, para realmente nos ajudar no inverno”, disse Powell.

“Acho que avançamos muito mais rápido do que esperávamos e agora temos um grande aumento nos casos de Covid, o que pode pesar sobre a atividade econômica. As pessoas podem desistir de atividades nas quais estavam envolvidas ou não se envolver em novas atividades”, acrescentou.

“Eu encorajaria o Congresso, especialmente nas próximas semanas, vamos tentar fazer algo”, disse Mnuchin.

“Seria útil se pudéssemos fazer isso, se vocês pudessem fazer isso”, disse o chefe do Fed.

Na véspera, Powell e Mnuchin compareceram a uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado, que contou com muitas das mesmas disputas partidárias sobre a decisão de Mnuchin de dar fim vários programas de empréstimos de emergência do Fed no final de dezembro, uma iniciativa que os democratas afirmam contradizer seu pedido de ajuda para empresas que podem ter contratado empréstimos desses mesmos programas.

Mnuchin voltou a dizer que estava apenas seguindo a lei e que não havia intenção política mascarada pela medida, que os democratas acreditam ter sido tomada deliberadamente para arruinar o poder da equipe do presidente eleito Joe Biden de lidar com a atual crise econômica.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS