Economia
IAEmp cai em novembro e ressalta desafios para mercado de trabalho do Brasil
Vale destacar que, em tempos de crise, o mercado de trabalho tende a ser o último a se recuperar.
O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que vinha dando indícios de recuperação, voltou a perder força em novembro. Desta forma, o mercado de trabalho do Brasil enfrenta um cenário desafiador para os próximos meses, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, teve um recuo de 0,4 ponto no mês passado, chegando a 84,5 pontos, interrompendo assim uma sequência de seis altas consecutivas.
“O resultado de novembro mostra que o IAEmp perdeu força no ritmo de recuperação acomodando antes de retornar a um patamar pré-pandemia”, afirmou em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.
“O cenário para os próximos meses com elevada incerteza, principalmente sobre a velocidade da retomada da economia brasileira após o fim dos benefícios do governo, é desafiador e sugere que ainda não é possível vislumbrar uma recuperação robusta no curto e médio prazo”, acrescentou.
O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) teve alta de 3,2 pontos, a 99,6 pontos, maior patamar registrado desde maio deste ano. O ICD é um indicador com sinal semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.
“A significativa alta do ICD sinaliza piora na percepção sobre o mercado de trabalho. Com esse resultado é possível imaginar aumento da taxa de desemprego nos próximos meses”, completou Tobler.
Vale destacar que, em tempos de crise, o mercado de trabalho tende a ser o último a se recuperar.
De acordo com os dados mais recentes do IBGE, o Brasil tinha 14,1 milhões de desempregados ao final do terceiro trimestre, com a taxa de desemprego em nova máxima recorde de 14,6%, reflexo do constante aumento da procura por trabalho após a flexibilização das medidas de contenção ao coronavírus.

-
Tecnologia2 dias atrás
E-mail lotado? Aprenda a esvaziar o Gmail para não perder mensagens importantes
-
Finanças2 dias atrás
Posso deixar toda a herança para um único filho? Entenda as regras
-
Agronegócio2 dias atrás
Esta é a melhor planta para criar uma cerca verde e sem gastar muito (e rápido!)
-
Tecnologia2 dias atrás
Pesquisa propõe nova cor nos semáforos para orientar carros autônomos
-
Bancos2 dias atrás
4 estratégias pouco conhecidas para lucrar no Banco Inter
-
Imposto de Renda - IRPF2 dias atrás
Você sabia? Mesmo quem não precisa declarar IR pode receber restituição
-
Bancos1 dia atrás
Banco é multado por prática abusiva em empréstimos consignados
-
Finanças2 dias atrás
Liberdade financeira: veja como chegar ao seu 1º milhão em 7 passos