Conecte-se conosco

Investimentos

Entenda o que é e como funciona um clube de investimento: será que vale a pena?

O grupo de investidores deve seguir normas e regulamentações da bolsa de valores brasileira, a B3.

Publicado

em

Ações

O mundo financeiro está cheio de termos que nem sempre são de conhecimento geral. Um deles é o clube de investimento, mas o seu próprio nome já induz ao significado – um grupo de pessoas que junta o seu dinheiro para investir na bolsa de valores

O coletivo deve ser formado por pelo menos três investidores e no máximo 50. Entre eles, é necessário um profissional autorizado pela Comissão de Valores Imobiliários (CVM) para liderar o grupo. Esse deverá seguir todas as normas e regulamentações da B3, a bolsa de valores do Brasil.

O clube de investimento funciona por meio de cotas, ou seja, frações em que cada investidor possui direito. Dessa forma, ao comprar certo número de cotas, a rentabilidade de cada um se dará em cima da valorização delas. Porém, vale destacar que nenhum investidor pode ter mais do que 40% das cotas do grupo. 

Constituído por pessoas físicas, o clube de investimento é uma excelente alternativa para quem almeja investir na bolsa e não possui muitos recursos para adquirir um número de ações considerado lucrativo. A sua carteira deverá ser formada por no mínimo 67% de ações e o restante poderá ser destinado para fundos de renda fixa e derivativos. 

As transações do clube de investimento deverão ser feitas por uma corretora e haverá desconto da alíquota de 15% a cada seis meses. Além disso, é necessário cumprir com obrigações contábeis, as quais estão incluídos relatórios de despesas e classificação de ativos e passivos

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS