Finanças
Projeto de lei obriga bancos a comunicar inclusão de clientes em cadastro de cheque sem fundo
Proposta tem como objetivo dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
O Projeto de Lei (PL) 5.457/20, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, determina que as instituições financeiras avisem o correntista antes de incluir seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). De acordo com a proposta, o banco deverá ainda obter a ciência do cliente sobre o cadastro.
Desta forma, o projeto, de autoria do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA) altera o Código de Defesa do Consumidor. O objetivo é dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
“As instituições financeiras são as responsáveis pelo envio do nome do correntista para a inclusão no cadastro de cheques sem fundo, mas, muitas vezes, essa inclusão acontece sem a ciência do correntista”, justifica o deputado.
“A notificação prévia que ora propomos tem o intuito de oportunizar que o devedor regularize sua situação, evitando que se torne público a negativação do seu nome no mercado. Ora, como o correntista tem a oportunidade de regularizar uma situação da qual não tem ciência previamente?”, completou.

-
Tecnologia1 dia atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Tecnologia1 dia atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo1 dia atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Mundo1 dia atrás
Estes são os passaportes mais poderosos do mundo – incluindo o brasileiro
-
Mundo2 dias atrás
5 melhores cidades do mundo para quem quer impulsionar a carreira fora do Brasil
-
Investimentos2 dias atrás
‘Caixinha Turbo’ do Nubank promete maior rendimento para clientes
-
MEI2 dias atrás
Cartão sem anuidade para MEI: saiba como conseguir e impulsionar seu negócio
-
Finanças1 dia atrás
4 erros que ‘comem’ todo o seu dinheiro e você nem percebe