Finanças
Projeto de lei obriga bancos a comunicar inclusão de clientes em cadastro de cheque sem fundo
Proposta tem como objetivo dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
O Projeto de Lei (PL) 5.457/20, que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, determina que as instituições financeiras avisem o correntista antes de incluir seu nome no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundo (CCF). De acordo com a proposta, o banco deverá ainda obter a ciência do cliente sobre o cadastro.
Desta forma, o projeto, de autoria do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA) altera o Código de Defesa do Consumidor. O objetivo é dar uma oportunidade para que o cliente consiga regularizar sua situação, se possível, evitando assim que seu nome seja inscrito no cadastro.
“As instituições financeiras são as responsáveis pelo envio do nome do correntista para a inclusão no cadastro de cheques sem fundo, mas, muitas vezes, essa inclusão acontece sem a ciência do correntista”, justifica o deputado.
“A notificação prévia que ora propomos tem o intuito de oportunizar que o devedor regularize sua situação, evitando que se torne público a negativação do seu nome no mercado. Ora, como o correntista tem a oportunidade de regularizar uma situação da qual não tem ciência previamente?”, completou.

-
MEI1 dia atrás
Sou MEI, tenho direito ao seguro-desemprego?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aposentadoria sem tédio: 12 jeitos de fazer dinheiro mesmo após os 60 anos
-
Economia1 dia atrás
Taxa Selic sem mistério: entenda de vez por que ela é tão importante
-
Finanças8 horas atrás
Qual a idade mínima e tempo de contribuição para se aposentar?
-
Curiosidades23 horas atrás
Como são as casas do bilionários? Veja as mansões de Gates, Zuckerberg, Bezos e Buffet
-
Empresas12 horas atrás
Temu supera Amazon e ocupa o 3º lugar entre os e-commerces mais visitados do Brasil
-
Finanças3 horas atrás
Descubra qual eletrodoméstico consome tanta energia quanto 65 geladeiras juntas