Conecte-se conosco

Economia

Você sabia que está perdendo dinheiro com a poupança? Entenda por quê!

Com constante redução da taxa Selic, caderneta de poupança rende menos e perde para inflação.

Publicado

em

Aplicadores que aportaram R$1 mil na poupança, um ano atrás, perderam R$48

Desde que foi anunciada a histórica queda da taxa Selic para 2,25% ao ano, as pessoas que depositam dinheiro na caderneta de poupança podem estar perdendo dinheiro ao invés de ter o retorno esperado. Isso porque a poupança já não é uma boa opção há quase um ano, quando, em dezembro de 2019, o Banco Central (BC) reduziu a taxa de juros a 4,5% ao ano. Assim, a poupança rende menos e perde da inflação.

Na perspetiva da professora de economia comportamental da ESPM, economista e planejadora financeira, Paula Sauer, “a caderneta de poupança ainda é, de longe, o instrumento preferencial de investimentos de entrada no Brasil. Atualmente deixar suas economias na caderneta de poupança é perder dinheiro”. Além disso, segundo ela, “isso é especialmente cruel para a população de baixa renda, que muitas vezes iniciam uma poupança e depositam na caderneta seus planos futuros”.

Há no país dois cálculos para o rendimento da poupança, o da caderneta antiga, para depósitos até maio de 2012, e o da caderneta nova, todos após esse período. Segundo a economista, “a primeira tem uma remuneração atraente, maior que a atual taxa Selic, contudo não permite depósitos. Desta forma, para qualquer novo depósito, vigora a nova regra que remunera ao investidor 70% da Selic após 30 dias sem movimentar o saldo”.

Em síntese, com a constante queda da taxa de juros, o dinheiro guardado, após um tempo, compra menos do que comprava anteriormente. Isso se dá em função da inflação, calculada, por exemplo, em cima do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). 

Logo, como apresenta Sauer, “isso é especialmente cruel para as populações com baixa instrução, já que muitos não tem noção de que isso acontece. Outras pessoas até desconfiam que não vale a pena ‘guardar’ dinheiro na caderneta, mas não se sentem seguras para conversar sobre alternativas de investimentos “. Ela complementa dizendo que essa população acaba desistindo de investir e se volta para o consumo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS