Conecte-se conosco

Finanças

Dados e número de cartões de 12 milhões de brasileiros podem estar expostos em novo vazamento

Informações expostas vêm da base de dados das marcas Eduzz, Nutror, Alumy, Blinket e Jobzz.

Publicado

em

Vazamento de dados

Aproximadamente 12 milhões de brasileiros podem estar com suas informações e números de cartões de créditos expostos na internet. As informações foram colocadas à venda na quinta-feira, 25. O criminoso publicou uma amostra do pacote roubado, apresentando dados como nome, e-mail, telefone, CPF ou CNPJ, senhas de acesso e números de cartões de crédito. O pacote completo está sendo vendido por US$ 50 mil.

De acordo com o anúncio, os dados foram coletados em fevereiro de 2021. As informações na amostra, contudo, estão com “rasuras digitais”. Segundo a empresa de cibersegurança Syhunt, não há como saber se os dados estão incompletos ou se a rasura é uma forma de assegurar exclusividade apenas para quem comprar. 

Segundo o post no fórum, as informações vêm da base de dados das marcas Eduzz, Nutror, Alumy, Blinket e Jobzz. As políticas de privacidade dessas páginas na internet redirecionam ao site da Eduzz, que aparece como administradora do grupo.

Felipe Daragon, fundador da Syhunt, explica que, caso seja comprovado o vazamento, este não deve ser tão impactante, ao contrário dos anteriores: “Os dados são relativos a esse conjunto de sites. É diferente dos outros vazamentos, que tinham alcance muito mais amplo”, ressaltou em entrevista ao Estadão. 

No entanto, ele ressalta que o grande número de pessoas atingidas é “preocupante”. Isso porque, como pode haver exposição de senhas no pacote, é possível chegar a outras contas na internet. “Os usuários costumam reutilizar as senhas em outros sites e isso pode comprometer o e-mail principal do indivíduo, por exemplo.”

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS