Conecte-se conosco

Imposto de Renda - IRPF

Imposto de Renda 2021: É melhor declarar no início ou fim do prazo?

Contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo podem receber a restituição mais cedo.

Publicado

em

Imposto de Renda 2021: Veja calendário da restituição e cronograma de pagamentos

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 começa nesta segunda-feira, 1, e vai até 30 de abril. Com mais de dois meses para enviar, é melhor enfrentar o temido leão no começo ou no final do período? 

Segundo Samir Choaib, sócio fundador do escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados, é sempre melhor declarar o IR no começo. Isso porque a declaração será processada mais cedo e, caso tenha restituição, a liberação ocorre antes. 

Em 2021, a Receita pagará a restituição do IR em cinco lotes, entre maio e setembro. O primeiro, por sua vez, será pago já no dia 31 de maio. Vale ressaltar que idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade para receber restituição no primeiro lote. 

É vantajoso receber a restituição antes para utilizar a quantia a seu favor. Em caso de dívidas, você pode pagá-las com antecedência para se livrar dos juros. Caso não seja o caso, é possível investir o dinheiro. 

O valor é corrigido pela taxa básica de juros, a Selic, até ser devolvido ao contribuinte. Contudo, com a Selic marcando 2% ao ano, outras aplicações podem render mais, como fundos imobiliários ou ações.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS