Imposto de Renda - IRPF
IRPF 2021: veja se Receita incluiu você para receber o último lote de restituição
Consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano já está disponível. Saiba como consultar.
O contribuinte que entregou a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) já pode saber, desde as 10h de hoje (23), se acertou as contas com o Leão. A Receita Federal liberou a consulta ao último dos cinco lotes de restituição deste ano.
Veja ainda: CPF irregular? Aprenda a atualizar o documento na Receita Federal
Ao todo, 358.162 contribuintes receberão R$ 562 milhões. Além dos contribuintes que entregaram a declaração no prazo, até 31 de maio, a Receita pagará restituição aos que entregaram a declaração com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina.
O restante tem prioridade legal, sendo 4.955 contribuintes idosos acima de 80 anos, 47.465 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.927 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 19.211 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
A partir do próximo mês, o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.
O dinheiro será pago em 30 de setembro. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Calendário
Inicialmente prevista para terminar em 30 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi encerrado em 31 de maio por causa da segunda onda da pandemia de covid-19. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
-
Tecnologia1 dia atrás
Nem precisa atender: saiba como identificar chamadas de spam e ignore sem dó
-
Mundo1 dia atrás
Cidade brasileira é eleita uma das mais feias do mundo; entenda os motivos
-
Agronegócio2 dias atrás
Acabe com as formigas usando 2 itens simples que você já tem em casa
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece com as dívidas de um familiar após a morte dele?
-
Loterias12 horas atrás
Homem perde prêmio da Mega da Virada por estorno inesperado
-
Cotidiano2 dias atrás
Prepare-se para a bolha de calor: fenômeno climático eleva temperaturas no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Ervas no Feng Shui: 4 espécies que atraem sorte e harmonizam o ambiente
-
Carreira2 dias atrás
5 profissões para quem é apaixonado por plantas e pela natureza