Economia
Ministério da Economia prevê alta de 3,2% do PIB no ano
Segundo boletim da pasta, a projeção de crescimento do PIB é resultado da melhora das expectativas de empresários e consumidores.
A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulgou nesta quarta-feira, 17, uma nova edição do Boletim Macrofiscal. De acordo com o documento, a projeção é de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, chegando a 3,2%. Contudo, o órgão também elevou a estimativa para a inflação no período, que deve ser de 4,42%, acima do centro da meta.
Segundo o documento, a projeção de crescimento do PIB é resultado da melhora das expectativas de empresários e consumidores. “As incertezas são elevadas com os desafios de enfrentamento à pandemia, mas deve-se considerar os indicadores no primeiro bimestre que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica”, diz o texto.
Em relação ao IPCA, houve um ajuste bastante expressivo no novo boletim. Em novembro, a previsão era de alta de 3,23%, pressionada pelos preços dos alimentos. Agora, a meta é de 3,75%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
Para o período 2022-2024, a projeção do aumento da economia foi mantida em 2,5% ao ano, segundo o Ministério, com a convergência da inflação para a meta.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025