Conecte-se conosco

Economia

Ministério da Economia prevê alta de 3,2% do PIB no ano

Segundo boletim da pasta, a projeção de crescimento do PIB é resultado da melhora das expectativas de empresários e consumidores.

Publicado

em

Ministério da Economia

A Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Economia, divulgou nesta quarta-feira, 17, uma nova edição do Boletim Macrofiscal. De acordo com o documento, a projeção é de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021, chegando a 3,2%. Contudo, o órgão também elevou a estimativa para a inflação no período, que deve ser de 4,42%, acima do centro da meta.

Segundo o documento, a projeção de crescimento do PIB é resultado da melhora das expectativas de empresários e consumidores. “As incertezas são elevadas com os desafios de enfrentamento à pandemia, mas deve-se considerar os indicadores no primeiro bimestre que apontam continuidade da recuperação da atividade econômica”, diz o texto.

Em relação ao IPCA, houve um ajuste bastante expressivo no novo boletim. Em novembro, a previsão era de alta de 3,23%, pressionada pelos preços dos alimentos. Agora, a meta é de 3,75%, sendo que a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Para o período 2022-2024, a projeção do aumento da economia foi mantida em 2,5% ao ano, segundo o Ministério, com a convergência da inflação para a meta.

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.