Conecte-se conosco

Economia

Guedes diz que reforma pode derrubar preço de eletrodomésticos

Preço baixo de eletrodomésticos será resultado da simplificação do IPI, como destaca o Ministro da Economia, em reunião remota.

Publicado

em

Paulo Guedes

Na última quarta-feira, 5, durante reunião remota com comissão mista da reforma tributária, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o preço dos eletrodomésticos, como geladeira e fogão, pode cair após aprovação de proposta. De acordo com Guedes, isso deve acontecer graças a proposta governamental de alteração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

“Muitos preços vão até cair, quando nós abordamos a reforma como um todo. Os senhores vão ver que [a reforma] envolve queda de IPI, sim. Para melhorar o poder aquisitivo das classes mais baixas. Então vai ter fogão caindo 10% de preço, geladeira caindo de preço também. Quer dizer, vamos derrubar alguns impostos importantes”, afirmou o ministro.

Os parlamentares participantes da audiência pública solicitaram ao governo o envio integral da proposta de reforma tributária, porém, a pasta da Economia defende a entrega do plano em quatro partes.

A primeira parte da reforma tributária já foi encaminhada ao Congresso e propõe a unificação dos tributos Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), na alíquota de 12%.

Já na segunda parte é projetada a simplificação do IPI. Na terceira etapa, devem ser previstas a mudança do Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ) e a criação da tributação de dividendos. Por fim, a quarta prevê a extinção da contribuição patronal de 20% sobre a folha de salários e a implementação da “nova CPMF”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS