Investimentos
CDBs 200% acima do CDI: É confiável investir nestes certificados com esse retorno?
Alguns bancos e fintechs oferecem esse retorno para atrair clientes
Os CDBs, ou Certificados de Depósitos Bancários, são investimentos em renda fixa emitidos pelas instituições financeiras.
Alguns bancos e fintechs estão oferecendo retorno de 200% acima do CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário.
Estes são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. Criado em meados da década de 1980, os CDIs são aplicações com prazos de 1 dia útil, com objetivo de melhorar a liquidez de uma determinada instituição financeira.
De acordo com especialistas, esse retorno de 200% diz respeito à rentabilidade bruta. Na prática, o rendimento a ser obtido será decrescentemente tributado pelo imposto de renda dependendo do tempo que permanecer investido, partindo de 22,5% para investimentos até 180 dias, chegando 15% para investimentos com prazos superiores a dois anos.
CDBs
Esse nível de rentabilidade certamente chama a atenção dos investidores, mas agora, com a Selic a 2,75% (e com previsão de terminar 2021 a 5%) e a expectativa de a inflação fechar o ano a 4,7% (e subindo a cada semana), um CDB com vencimento até 180 dias de vencimento tem uma rentabilidade real líquida (ou seja, após deduzirmos os impostos e a inflação do saldo final) em reais que supera pouco a inflação no mesmo período.
Se o investidor não fizer esse tipo de análise, corre o risco de se frustrar ao constatar que, depois do esforço que fez abrindo mão de consumir hoje e poupar, seu saldo acumulado não compra o que o valor originalmente investido compraria. Assim, pense nos objetivos, nos prazos, analise os riscos (de crédito, oscilação dos retornos e liquidez) e nos retornos potenciais, sempre lembrando da inflação, para assim tomar uma decisão mais assertiva.
Portanto, se você não tem conhecimento para realizar esse tipo de análise, invista em Renda Fixa – ou em qualquer outro tipo de investimento que você deseja realizar – utilizando os serviços de gestores profissionais de recursos por meio de fundos de investimentos. Eles detêm conhecimento, experiência, equipe de profissionais e a estrutura para analisar e decidir diante dos pontos de atenção acima expostos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp