Economia
Novo Cadastro Positivo reduz em média 10,4% spread de crédito
O spread bancário é o responsável pela diferença entre os juros que o banco paga a seus clientes para obter recursos.
O Cadastro Positivo está com um sistema de redução da taxa de juros para quem aderiu ao serviço. Sendo assim, operações de crédito bancário pessoal com novos cidadãos inscritos no Cadastro Positivo tiveram spread em média 10,4% menor do que o praticado em operações de pessoas fora do cadastro.
Porém, o que é o spread bancário? Ele é o responsável pela diferença entre os juros que o banco paga a seus clientes para obter recursos, como quando o cliente empresta dinheiro ao banco por meio da poupança e de renda física, por exemplo, e os juros que esse banco cobra do cliente que faz um empréstimo.
Então, se você aplica seu dinheiro na poupança, e recebe um rendimento de 8% ao ano, e o mesmo banco cobra 30% ao ano para fazer um empréstimo, o spread bancário dessa transação será de 22%. No caso do Cadastro Positivo, essa diferença equivale a 31 pontos percentuais, considerando uma taxa de juros média de 299% ao ano.
Número de cadastros no sistema aumentou mais de 15 vezes
Para finalizar, vamos falar sobre as informações dos birôs de crédito de dezembro de 2020, o Banco Central também informou que a inclusão das informações do Cadastro Positivo nas pontuações de crédito das pessoas físicas levou a que 41% destas pessoas migrassem para faixas de menor risco. Enquanto isso, 33% estiveram na mesma faixa.
Já para as empresas, 30% foram beneficiadas com a migração para faixas de menor risco, enquanto 20% passaram para faixas de maior risco e 50% não tiveram alteração de classificação. No total, o número de cadastrados no Cadastro Positivo aumentou mais de 15 vezes desde que a inclusão das informações dos clientes bancários e consumidores passou a ser realizada de forma automática.
Leia também: Banco Central afirma que lucro dos bancos caiu 26% com a pandemia
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos