Conecte-se conosco

Economia

Banco Central afirma que lucro dos bancos caiu 26% com a pandemia

Rentabilidade dos bancos durante a pandemia do novo coronavírus apresentou queda, mostra relatório Banco Central.

Publicado

em

Bancos se preparam para estender carência aos clientes por conta da 2ª onda da pandemia

O Relatório de Estabilidade Financeira divulgado pelo Banco Central na última terça-feira, 27, mostrou que a rentabilidade dos bancos do país recuou diante dos impactos da pandemia do novo coronavírus. Os dados são referentes ao segundo semestre de 2020 e apontam mais um prejuízo causado pela crise sanitária.

A publicação, que é divulgada semestralmente, revelou que o lucro das instituições bancárias caiu 26% na segunda metade do ano passado. Mesmo com a queda na rentabilidade dos bancos, ainda não há risco de estabilidade financeira no Brasil, já que o país vivia uma sequência de recuperação da rentabilidade de 2015.

O crédito a pessoas físicas voltou a crescer em ritmo pré-pandêmico durante o ano passado. O grande motivo foram os programas emergenciais voltados para micro, pequenas e médias empresas.

Embora os resultados sejam negativos, o BC acredita que o Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem as armas necessárias para lidar com os desdobramentos da pandemia. No ano passado, o SFN melhorou a capitalização, manteve a liquidez em um patamar confortável e atingiu um maior nível recorde de provisões para ativos problemáticos.

Leia mais: Banco Central lucra R$469,6 bi em 2020, volume recorde

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS