Conecte-se conosco

Economia

MEI só pode se aposentar com um salário mínimo? Descubra

Entenda quais são as regras para aposentadoria do Microempreendedor Individual (MEI) e se um salário mínimo é o valor máximo permitido.

Publicado

em

Aposentadoria do MEI

As contribuições mensais feitas por quem é Microempreendedor Individual (MEI) por meio da DAS tem como base um salário mínimo, o que significa que o valor estipulado para sua aposentadoria é este. Mas será que existe alguma maneira de garantir um benefício com valor maior?

A resposta é sim. Para se aposentar por idade com um salário mínimo, o MEI faz um recolhimento mensal de 5% sobre esse valor. Mas se ele quiser receber um benefício maior, pode fazer uma complementação de 15% para totalizar contribuição previdenciária de 20%.

O pagamento deve ser feito por meio de uma Guia Complementar, com o código 1910. Uma vez que escolhe recolher mais, o MEI assegura outras modalidades de aposentadoria, e não mais apenas o benefício por idade.

Vale destacar que para quem recolhe apenas os 5%, as regras para se aposentar são as seguintes:

  • Mulheres com 62 anos de idade e 15 anos de contribuição;
  • Homens com 65 anos e 15 anos de contribuição (ou 20 anos de contribuição se tiver iniciado a recolher após a reforma da Previdência).

Reforma da Previdência

Após a Reforma da Previdência, o cálculo da aposentadoria passou a considerar uma média dos 80% maiores salários do trabalhador para estipular o valor do benefício. Sendo assim, fazendo uma contribuição completar enquanto você é MEI pode te ajudar a elevar esse valor.

Leia mais: Simples Nacional de MEI, micro e pequenas empresas pode ser pago via Pix

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS