Economia
Foi obrigado a cadastrar uma chave Pix? Cuidado, pode ser golpe ou abuso
Ser coagido a cadastrar uma chave Pix pode indicar uma tentativa de golpe ou abuso. Entenda o motivo e saiba o que fazer.
Para facilitar a utilização do Pix, seu sistema de pagamento instantâneo, o Banco Central criou a opção de cadastrar chaves. A chave é opcional e serve para identificar a conta, podendo o usuário escolher entre CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória.
Elas foram criadas para simplificar a transferência, permitindo ao recebedor apenas informar sua chave ao pagador sem precisar passar todos os dados da sua conta. Mas como citado, essa é uma opção, ou seja, não é a única maneira de realizar uma transferência via Pix.
O sistema também permite a inserção dos dados pessoais do recebedor e da conta, assim como ocorre em transferências por TED e DOC. Sendo assim, nenhum consumidor que queira usar o sistema precisa necessariamente criar chaves.
Quando algo não está certo?
Se alguém ou alguma instituição tentar te coagir a fazer esse cadastro, é hora de ficar atento a golpes e abusos. Ao receber qualquer mensagem que insinue a obrigatoriedade de cadastrar uma chave, ligue o sinal de alerta.
Segundo as regras do Banco Central, nenhuma instituição pode obrigar um cliente a cadastrar chaves Pix. As instituições até podem oferecer vantagens para quem fizer isso, mas jamais podem fazer desse cadastro uma exigência para a liberação de qualquer serviço fornecido por elas. Vale destacar que também não é permitido o registro de chaves pelo telefone.
Além disso, há golpistas que se passam por bancos para solicitar que os usuários registrem chaves Pix em sites falsos. Por isso, só faça esse cadastro em sites que sejam realmente o da instituição, sempre verificando se há um cadeado à esquerda da barra de navegação. Para garantir ainda mais segurança, opte por fazer essas transações no aplicativo oficial do seu banco.
Leia mais: Pix Saque e Pix Troco devem ser lançados em agosto pelo Banco Central

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia7 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo1 dia atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política10 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira