Conecte-se conosco

Economia

Pagamento do 13º salário do INSS começa nesta terça; Confira o calendário

Liberação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS começa nesta terça-feira, 25, para os que ganham até um salário mínimo.

Publicado

em

13º Salário INSS

Os pagamentos do 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tiveram início nesta terça-feira, 25. O calendário abre com os segurados que ganham até um salário mínimo (R$ 1.100), que receberam a primeira parcela de duas.

Já quem tem direito a um benefício acima do piso nacional terá seu dinheiro depositado em conta a partir de 1º de junho. Vale lembrar que o valor pago na primeira cota é isento de cobrança de Imposto de Renda.

A segunda parcela do 13º do INSS será paga entre os dias 24 de junho e 7 de julho para quem recebe o piso, e entre 1º a 7 de julho para quem ganha acima de um salário. Nessa segunda etapa, o abono pode sofrer redução do IR.

Os beneficiários que estiverem como o pagamento bloqueado por não terem feito a prova de vida podem se recadastrar de maneira simples, comparecendo na agência bancária onde recebem o benefício. O desbloqueio é feito imediatamente, permitindo que o valor caia em conta sem mais problemas.

Calendário de pagamento do 13º salário do INSS

Valor do 13° para aposentados e pensionistas pode sofrer tributação

Quem tem direito

O 13º salário do INSS é um direito de todos os segurados que recebem aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

O calendário de liberação do benefício segue o número final do cartão de benefício do segurado, sem contar o dígito verificador. Hoje é a vez de quem tem benefício final 1, amanhã final 2, e assim sucessivamente. Além disso, os que ganham até um salário mínimo recebem primeiro, seguidos dos que ganham acima do piso.

Leia mais: INSS: Aposentadoria pode ser reajustada em pouco mais de 5%

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS