Economia
Birôs de crédito: O que são e como funcionam?
Históricos de crédito do usuário são classificados em duas categorias: informações negativas e informações completas.
Os birôs de crédito são empresas que oferecem informações sobre o comportamento de crédito dos usuários para instituições financeiras, como o SPC/Serasa. Sob posse dos dados, as empresas podem fazer análises mais profundas do perfil do consumidor para possíveis concessões de crédito – cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
A princípio, os birôs arrecadam informações junto aos credores e fontes públicas e, diante do histórico de crédito do usuário, os dados das pessoas físicas e jurídicas são agrupados e destinados às instituições. Essas informações são elencadas em duas categorias: informações negativas e informações completas. A primeira designa eventuais inadimplências, a outra aponta relatórios com todo e qualquer tipo de informação do histórico de crédito do consumidor.
Há quatro tipos de birôs de crédito no Brasil – SPC Brasil, Serasa, Boa Vista Serviços e Quod. A Quod foi resultado da junção do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander. A partir disso, desenvolveram o Cadastro Positivo, que analisa o financeiro de todos os usuários, dando ênfase aos bons pagadores. Todos esses birôs se juntaram e implementaram a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o objetivo de estimular a educação financeira e ajudar na criação de um ambiente regulatório para gestão de crédito.
A legislação sobre os birôs de crédito autorizam a venda dessas informações, o que não quer dizer que o seu uso possa ser realizado de qualquer forma. Por exemplo, a lei não permite o compartilhamento de informações sobre sexo, origem social e étnica, bem como convicções políticas e religiosas.
Vale lembrar que os birôs de crédito são de extrema importância, já que colaboram na transparência da relação credor-consumidor, fornecendo dados que auxiliam na decisão de crédito e amenizando os índices de inadimplência. Por consequência, contribuem para que as empresas disponham de menores juros nos empréstimos.
-
Criptomoedas1 dia atrás
NFTs: quanto valem hoje os ativos de Neymar e outras celebridades?
-
Empresas2 dias atrás
Mudanças no Outback: sucesso da rede no Brasil CHOCA os EUA
-
Tecnologia2 dias atrás
‘123456’, ‘gabriel’ e mais: pesquisa revela as PIORES SENHAS do mundo
-
Finanças2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos de 2005 está valendo até 600x mais; veja como achar
-
Tecnologia13 horas atrás
Netflix ameaçada? Disney+ lança recurso inovador para usuários
-
Finanças2 dias atrás
Esta cédula valiosa de R$ 50 pode colocar até R$ 4 mil no seu bolso
-
Carreira2 dias atrás
Antes de mudarem o mundo, Steve Jobs e Bill Gates pediam emprego DESTA forma
-
Tecnologia1 dia atrás
Celulares escutam nossas conversas? Especialistas dão o veredicto