Economia
Birôs de crédito: O que são e como funcionam?
Históricos de crédito do usuário são classificados em duas categorias: informações negativas e informações completas.
Os birôs de crédito são empresas que oferecem informações sobre o comportamento de crédito dos usuários para instituições financeiras, como o SPC/Serasa. Sob posse dos dados, as empresas podem fazer análises mais profundas do perfil do consumidor para possíveis concessões de crédito – cartões de crédito, empréstimos e financiamentos.
A princípio, os birôs arrecadam informações junto aos credores e fontes públicas e, diante do histórico de crédito do usuário, os dados das pessoas físicas e jurídicas são agrupados e destinados às instituições. Essas informações são elencadas em duas categorias: informações negativas e informações completas. A primeira designa eventuais inadimplências, a outra aponta relatórios com todo e qualquer tipo de informação do histórico de crédito do consumidor.
Há quatro tipos de birôs de crédito no Brasil – SPC Brasil, Serasa, Boa Vista Serviços e Quod. A Quod foi resultado da junção do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú-Unibanco, Bradesco e Santander. A partir disso, desenvolveram o Cadastro Positivo, que analisa o financeiro de todos os usuários, dando ênfase aos bons pagadores. Todos esses birôs se juntaram e implementaram a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), com o objetivo de estimular a educação financeira e ajudar na criação de um ambiente regulatório para gestão de crédito.
A legislação sobre os birôs de crédito autorizam a venda dessas informações, o que não quer dizer que o seu uso possa ser realizado de qualquer forma. Por exemplo, a lei não permite o compartilhamento de informações sobre sexo, origem social e étnica, bem como convicções políticas e religiosas.
Vale lembrar que os birôs de crédito são de extrema importância, já que colaboram na transparência da relação credor-consumidor, fornecendo dados que auxiliam na decisão de crédito e amenizando os índices de inadimplência. Por consequência, contribuem para que as empresas disponham de menores juros nos empréstimos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira16 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças18 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças6 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados