Conecte-se conosco

Economia

Entenda como o cartão de crédito pode trabalhar a seu favor

Entre os diversos benefícios do cartão de crédito, está a praticidade no momento de organizar as finanças.

Publicado

em

Cartões de crédito

Atualmente, é possível encontrar diversas oportunidades de crédito no mercado. Algumas fintechs, por exemplo, aprovam crédito em questão de minutos. Toda essa nova dinâmica pode trazer grandes facilidades no momento de organizar as finanças. No entanto, é preciso ter cuidado com as armadilhas que o uso dos cartões pode trazer. 

A chave de um bom uso é o equilíbrio. Por isso, veja algumas dicas para fazer com que o cartão de crédito trabalhe a seu favor. 

Com os cartões de crédito, é possível concentrar o pagamento de diversas despesas em uma única data, facilitando o controle dos gastos. Além disso, o usuário pode centralizar em um único lugar vários tipos de contas, como telefone, internet, serviços gerais, compras cotidianas, entre outros.  

Isso contribui para que o cliente possa acompanhar com assertividade o valor gasto em cada uma dessas atividades. Assim, a organização das finanças se torna mais ágil e corriqueira.Outra dica que pode ajudar bastante é estabelecer um teto de gastos. Dessa forma, o valor máximo da fatura é fixado de acordo com os rendimentos mensais. 

E por falar nos rendimentos mensais, busque esperar o fechamento da fatura – que acontece entre cinco e dez dias antes do vencimento – para fazer compras, principalmente se forem parceladas. Assim, o valor da nova compra só vai aparecer na fatura do mês seguinte. Esse prazo é ideal para organização do cliente e também evita um acréscimo nas contas atuais. 

Já que o intuito é evitar gastos desnecessários, sempre opte por negociar a anuidade. No melhor dos cenários, o cliente nem precisa se preocupar com isso. Mas, alguns bancos ainda contam com essa taxa. Por isso, o cliente deve negociar para, ou eliminar de vez a cobrança da anuidade, ou conseguir um valor bem baixo.

Por fim, não caia na tentação de ter vários cartões. O ideal é contar com, no máximo, dois, sendo um para contas mensais e o outro para emergências ou compras maiores.

Assim, as boas práticas para o uso de crédito, são: 

  • Organize suas finanças a partir do cartão;
  • Estabeleça um teto de gastos;
  • Espere o fechamento da fatura para novas compras;
  • Negocie a anuidade;
  • Tenha, no máximo, dois cartões.
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS