Finanças
7 hábitos que acabam com seu dinheiro; Saiba como evitá-los
Para fugir desse cenário, confira a seguir algumas práticas que podem estar atrapalhando a conquista daquela renda extra no final do mês.
Quando falamos em hábitos, subentende-se como a prática de fazer algo corriqueiramente, praticamente todos os dias. Como a própria definição induz, isso pode ser algo positivo, quando aplicado em coisas que nos fazem bem, ou negativo, se usado em ações que nos prejudicam.
No caso das finanças, existem hábitos que podem colocar em risco seu dinheiro ou renda a longo prazo. Sem perceber, podemos cair em dívidas e ter sérios problemas financeiros. Para fugir desse cenário, confira a seguir alguns hábitos que podem estar atrapalhando a conquista daquela renda extra no final do mês. As dicas são do canal Me Poupe!, no Youtube.
7 hábitos que podem estar destruindo seu dinheiro
- Deixar notificações do celular ativadas. Elas podem conter ofertas de produtos e serviços dos quais você não está precisando, mas que acabam fazendo você gastar mais involuntariamente.
- Comprar algum produto sem necessidade porque ele estava barato ou na promoção. Ao invés de gastar o dinheiro com itens com zero finalidade, a dica é investir por mês em algum tipo de aplicação. A longo prazo, o retorno do dinheiro sem dúvida será mais vantajoso.
- Investir apenas quando sobrar dinheiro. A sugestão é fugir das desculpas e, a cada mês, depositar um valor “x” no investimento escolhido. O recomendado é 30% da renda mensal.
- Arranjar desculpas para a falta de dinheiro. O controle da vida financeira é somente seu. Neste caso, a dica é tentar fazer renda extra ou economizar em outros setores das despesas para ter dinheiro sobrando ao final do mês.
- Emprestar dinheiro para alguém sem ter reserva de emergência. Assumir o risco de emprestar dinheiro só é sugerido quando a pessoa conta com uma reserva de emergência à disposição ou, neste caso, uma reserva de doação. Isso porque as chances de receber de volta algum dinheiro emprestado não são das mais altas.
- Deixar o dinheiro na poupança. Considerado um dos investimentos que menos rendem atualmente, a caderneta já se tornou obsoleta em dias de CDI, Tesouro Selic e Fundo DI. Isso porque a aplicação em renda extra gera pouca rentabilidade mesmo a longos períodos.
- Gastar tempo demais nas redes sociais. A última dica é evitar desperdício de tempo em assuntos que não vão trazer conhecimento ou retorno financeiro a curto, médio ou longo prazo. A dica é separar apenas um momento do dia para interagir com este tipo de conteúdo e focar o restante em coisas que vão trazer benefícios para a vida.
Leia ainda: Score baixo? Veja dicas que podem aumentar o limite do cartão Inter

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia14 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Empresas2 dias atrás
Texaco está de volta ao Brasil após 17 anos; veja onde já reestreou