Finanças
Banco Central aumentará Selic mais uma vez para conter inflação
Este será o terceiro aumento consecutivo desde março. No mês de maio, Comitê de Política Monetária já havia sinalizado para um novo reajuste.
O Banco Central (BC) prepara um novo aumento da taxa básica de juros, a Selic. A previsão será de ao menos 0,75 ponto percentual a partir desta quarta-feira, 16. Partindo do valor aplicado hoje, 3,50%, o indicar subirá para 4,25%.
Este será o terceiro aumento consecutivo de 0,75 ponto na Selic desde março. No mês de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central já havia sinalizado para um reajuste da mesma magnitude em junho como forma de controlar o aumento da inflação.
A disparada inflacionária no acumulado de doze meses até maio chegou a 8,06%, considerado seu maior nível desde setembro de 2016. O percentual, vale destacar, está bem acima do centro da meta anual de 3,75% e do teto a 5,25%.
Em janeiro, as projeções eram de 3,34% para 2021, no entanto, atualmente elas são de 5,82%, segundo o Boletim Focus, responsável por apresentar as expectativas do mercado. A projeção para 2022 também vai além do centro da meta de 3,50%, até então fixada para o ano que vem.
Novo aumento da Selic
Apesar de as estimativas circundarem 0,75 ponto percentual de aumento, analistas do mercado financeiro acreditam que o Copom possa aumentar a Selic em um ponto, fazendo-a subir para 4,50% – nível atingido em janeiro de 2020, antes do início da pandemia.
De acordo com a consultoria A.C Pastore, o aumento de 0,75 ponto percentual demonstra que o Copom “não está mais comprometido com um ajustamento parcial, e sim com o ajustamento que for necessário para trazer a inflação para a meta”.
Ainda de acordo com o Boletim Focus, a previsão é de que a Selic atinja 6,25% em dezembro, até então seu maior nível desde agosto de 2019.
Leia ainda: Inflação explode a 5,82% e Selic sobe para 6,25% ao ano

-
Mundo1 dia atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Tecnologia15 horas atrás
Nunca faça ESTAS perguntas a uma IA, mesmo se a curiosidade for grande
-
Finanças2 dias atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Agronegócio11 horas atrás
Cavalo mais caro do mundo é brasileiro e vale R$ 160 milhões
-
Agronegócio2 dias atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a plantar abacate em vaso e economize na feira
-
Tecnologia1 dia atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Cotidiano2 dias atrás
Nova lei do CPF: descubra as mudanças que já estão em vigor