Conecte-se conosco

Finanças

Banco Central aumentará Selic mais uma vez para conter inflação

Este será o terceiro aumento consecutivo desde março. No mês de maio, Comitê de Política Monetária já havia sinalizado para um novo reajuste.

Publicado

em

Bancos se preparam para estender carência aos clientes por conta da 2ª onda da pandemia

O Banco Central (BC) prepara um novo aumento da taxa básica de juros, a Selic. A previsão será de ao menos 0,75 ponto percentual a partir desta quarta-feira, 16. Partindo do valor aplicado hoje, 3,50%, o indicar subirá para 4,25%.

Este será o terceiro aumento consecutivo de 0,75 ponto na Selic desde março. No mês de maio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central já havia sinalizado para um reajuste da mesma magnitude em junho como forma de controlar o aumento da inflação.

A disparada inflacionária no acumulado de doze meses até maio chegou a 8,06%, considerado seu maior nível desde setembro de 2016. O percentual, vale destacar, está bem acima do centro da meta anual de 3,75% e do teto a 5,25%.

Em janeiro, as projeções eram de 3,34% para 2021, no entanto, atualmente elas são de 5,82%, segundo o Boletim Focus, responsável por apresentar as expectativas do mercado. A projeção para 2022 também vai além do centro da meta de 3,50%, até então fixada para o ano que vem.

Novo aumento da Selic

Apesar de as estimativas circundarem 0,75 ponto percentual de aumento, analistas do mercado financeiro acreditam que o Copom possa aumentar a Selic em um ponto, fazendo-a subir para 4,50% – nível atingido em janeiro de 2020, antes do início da pandemia.

De acordo com a consultoria A.C Pastore, o aumento de 0,75 ponto percentual demonstra que o Copom “não está mais comprometido com um ajustamento parcial, e sim com o ajustamento que for necessário para trazer a inflação para a meta”.

Ainda de acordo com o Boletim Focus, a previsão é de que a Selic atinja 6,25% em dezembro, até então seu maior nível desde agosto de 2019.

Leia ainda: Inflação explode a 5,82% e Selic sobe para 6,25% ao ano

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS