Conecte-se conosco

Empresas

Dommo Energia conclui interligação entre Tubarão Martelo e Polvo

Conforme DeGolyer and MacNaughton

Publicado

em

Dommo Energia conclui interligação entre Tubarão Martelo e Polvo

A Dommo Energia concluiu a interligação (tieback) entre Tubarão Martelo e Polvo, conforme fato relevante encaminhado ao mercado.

De acordo com o documento, o movimento se deu em 14 de julho de 2021, quando o  operador do TBMT informou à companhia acerca da finalização.

Também disse que dessa forma foi possível a criação de um polo (cluster) privado de produção de campos maduros na região da Bacia de Campos.

“A redução dos custos absolutos do novo cluster permitirá que mais óleo seja recuperado nos reservatórios, durante um maior período, aumentando consideravelmente o fator de recuperação dos campos”, destacou.

Conforme o relatório de certificação de reservas da DeGolyer and MacNaughton, publicado este ano pelo operador do campo, o cluster tem vida econômica até 2037 (consideradas as reservas provadas 1P), o que representa uma extensão de 10 anos para Polvo e 12 anos para Tubarão Martelo.

Dommo Energia conclui interligação entre Tubarão Martelo e Polvo

Dommo

Ainda de acordo com o documento, a distância do tieback entre a plataforma Polvo-A e o FPSO Bravo (anteriormente FPSO OSX-3) é de 11 quilômetros, compreendendo 22 quilômetros de linhas instaladas, entre a linha de produção (flowline) e umbilical elétrico.

Na fase final do projeto, foram realizadas duas paradas programadas, de 10 dias em Polvo e 7 dias em TBMT, para adequações no sistema elétrico, nas linhas de produção e no processamento de óleo e água produzida.

Conforme divulgado ao mercado em Fato Relevante1 de 3 de fevereiro de 2020, a partir desta data, a Dommo terá direito a 5% da produção total de ambos os campos, TBMT e Polvo, sem responsabilidade por nenhum dos custos associados (afretamento, OpEx, CapEx e AbEx).

“Essa quantia será reduzida para 4% quando a produção combinada dos campos atingir 30 milhões de barris”, destacou.

E acrescentou que em paralelo ao projeto de tieback, o operador informou, ainda, que a sonda Kingmaker está finalizando o workover do poço TBMT-8H nos próximos dias e, em seguida, iniciará a completação do sexto poço de Tubarão Martelo, o TBMT-10HP, com previsão de conclusão em setembro de 2021.

A Dommo está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker DMMO3.

Veja o documento:

Dommo Energia conclui interligação entre Tubarão Martelo e Polvo

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS