Conecte-se conosco

Economia

Pedido de revisão do PIS/Pasep pode multiplicar o saldo em até 50x

Bancos podem cometer falhas ao realizar a correção das contas referentes ao abono, liberando um saldo abaixo do que é estimado.

Publicado

em

O PIS/Pasep é um benefício do governo federal de natureza tributária que recolhe contribuições de empresas e as deposita no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Uma parte do valor então é repassada ao trabalhador, enquanto outra fica à disposição do governo.

Leia também: Abono PIS/Pasep será pago em dobro aos trabalhadores; Entenda

Apesar de os dois programas terem um cálculo unificado, eles são destinados para públicos distintos. Enquanto o PIS é destinado aos empregados da iniciativa privada, o Pasep é voltado aos servidores públicos. Os bancos responsáveis pelos repasses também são diferentes, sendo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, respectivamente.

No entanto, existe a possibilidade de os trabalhadores entrarem com a revisão do valor que lhes é repassado. Isso porque os bancos cometem falhas ao realizar a correção das contas referentes ao PIS/Pasep, liberando um saldo abaixo do que é estimado.

Leia mais: Abono extra de R$ 2 mil pode sair para beneficiários do INSS e BPC

O que acontece é que o saldo que deveria estar presente desde o ano 1988, não está devidamente investido, o que por sua vez acarreta na diminuição do valor do benefício. Por isso, é possível que o cotista entre com ação na justiça, solicitando a revisão das quantias. Em alguns casos, o trabalhador pode multiplicar o saldo em até 50 vezes.

É importante destacar que a revisão, no geral, é habilitada para todos os cidadãos que atuaram com carteira assinada em empresas da iniciativa privada ou pública entre os anos de 1971 e 1988.

Interessados em acionar a Justiça devem, a princípio, consultar o extrato do PIS/Pasep e levá-lo a um profissional especializado. A partir daí, será feita uma análise e a verificação para saber se há alguma irregularidade no valor. A presença de um advogado pode facilitar o cotista durante todo o processo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS