Conecte-se conosco

Economia

Tranquilidade externa e bons balanços recolocam Ibovespa acima dos 126 mil pontos

Analistas preveem ‘temporada forte’ para os bancos, após divulgação do Santander

Publicado

em

Crédito: Portal S1

Depois de dias de turbulência, o Ibovespa voltou a fechar positivo em 1,34%, a 126.285,59 pontos e volume financeiro de R$ 24,105 bilhões, patamar próximo à média anual, desempenho turbinado pela divulgação de balanços favoráveis por parte de empresas nacionais relativos ao segundo trimestre do ano (2T21), no comparativo com igual período do ano passado (2T20)

Esse cenário azul decorreu, sobretudo, da tranquilidade que passou a dominar, hoje, os mercados asiáticos (após turbulências trazidas pelo receio internacional de uma intervenção mais dura do governo chinês sobre o setor privado daquele país), reforçado pelas expectativas favoráveis, no país, quanto à divulgação de resultados corporativos no país.

Temporada forte – Também contribuiu para esse efeito positivo no mercado de capitais, a publicação, pelo banco Santander, de seus resultados do 2º trimestre (2T21), que revelou um lucro líquido de R$ 4,171 milhões, considerado maior patamar histórico da companhia. Essa performance, o que levou os agentes financeiros a prever uma temporada ‘forte’ para o setor bancário.

Em menor proporção, ainda, a maré positiva leva em conta a perspectiva de o Banco Central continuar a ‘apertar’ a política monetária, ou seja, que volte a elevar os juros básicos da economia (Selic), vista como positiva pelos bancos.

Pregão tranquilo – Com um pregão mais tranquilo na Ásia, depois de um início de semana turbulento devido aos receios de intervenção do governo chinês no setor privado, as expectativas positivas para os balanços de companhias locais deram o tom dos negócios nesta quarta-feira.

Exemplo de bom momento bancário, o Itaú PN (ITUB4) fechou o dia em valorização de 3,25%, seguidas pelo Bradesco PN (BBDC4), com alta de 2,34%, Banco do Brasil ON (BBAS3) subiu 1,48% do e nas Units do Santander (BBAS3) avançaram 1,04%.

Vale avança – Mesmo antes da divulgação dos resultados do segundo trimestre, as ações da Vale ON (VALE3) subiram 2,73% nessa quarta-feira, ao passo que a realização de lucros trimestrais determinou o recuo de 2,79% nos papéis da CSN ON (CSNA3).

O pregão verde-amarelo também ganhou vigor, após o anúncio da decisão do Federal Reserve (Fed), que admitiu “progressos em relação às metas de emprego e de inflação, abrindo espaço para a discussão, nos próximos meses, em torno da redução dos estímulos monetários” naquele país.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS