Conecte-se conosco

Agronegócio

Pará produz cerca de 1,4 milhão de toneladas de açaí

Segundo IBGE, consumo do fruto aumentou 15% no país

Publicado

em

O açaí, fruta tipicamente brasileira, conhecida por ser uma das fontes de alimentos mais ricas em energia, tem sido cultivado em grande escala na região amazônica do país, com especial destaque para o estado do Pará, que lidera índices de produção e exportação do açaí.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018, o estado produziu, em uma área de quase 200 mil hectares, cerca de 1,4 milhão de toneladas da fruta (95% do total Brasil). A novidade dos últimos anos é o açaí cultivado, que difere do tradicional nativo e, ao contrário dos açaizeiros das várzeas, merece mais atenção.

O produtor e comerciante Realdo Spanholi fez o reflorestamento de sua propriedade rural, localizada no município de Santarém (PA), que fica na Amazônia Legal, essencialmente com açaí, por ser uma planta nativa do bioma. Além da cultura sustentável da fruta, investimentos em sistema de irrigações mais eficazes também contribuíram para o sucesso da produção. “O meu futuro está aqui. Eu quero que os meus filhos mexam com isso. Há cinco anos eu idealizei e falei: vou fazer. Vi um espaço, um nicho muito grande no comércio, muita procura do açaí e pouca gente preocupada em plantar”, explicou.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí aumenta 15% a cada ano. Já no mercado externo, os maiores consumidores do açaí brasileiro são os Estados Unidos e Japão, que juntos, importam mais de 90% da safra.

O açaí é um dos produtos mais exportados nos últimos anos. No Brasil, é fonte de renda fundamental para os produtores da região Norte, principalmente da população ribeirinha. O cultivo de açaí, em especial no estado do Pará, é exemplo de produção sustentável que tem passos certeiros para o sucesso.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS