Economia
FGTS: Veja as orientações para o saque em 2021
Saque integral do benefício só é liberado em situações específicas
Você quer sacar integralmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ainda neste ano, mas não sabe como? O primeiro passo é entender que para realizar essa modalidade de saque, os trabalhadores devem estar inseridos em algumas situações, estabelecidas pelo Governo Federal.
Leia Mais: FGTS: Confira quando serão pagas as 5 parcelas liberadas até o fim de 2021
São elas: aposentadoria, aquisição ou compra da casa própria, demissão sem justa causa, rescisão por acordo, morte do patrão e fechamento da empresa ou mesmo o término do contrato de trabalhador temporário e ter idade igual ou superior a 70 anos.
Em todos esses casos é possível que o empregado realize o saque do FGTS. Lembrando, que o Fundo foi desenvolvido justamente para amparar o trabalhador demitido sem justa causa. O saque integral do benefício só é liberado nas situações acima já citadas.
Quem tem direito ao saque integral do FGTS?
Estão na lista os trabalhadores rurais, inclusive safreiros; trabalhadores contratados em regime temporário; trabalhadores contratados em regime intermitente; trabalhadores avulsos; diretores não empregados; trabalhadores que desempenham atividades no lar e os atletas profissionais.
Documentos para solicitar o saque integral do FGTS:
Entender quais documentos serão necessários é importante. Para sacar, em casos diferentes de rescisão contratual, o próprio trabalhador ou até mesmo representante pode ir a uma agência da Caixa Econômica portanto os documentos solicitar para realização a solicitação. O saque geralmente é liberado em até cinco dias, após ida a instituição financeira.
O trabalhador deverá levar os seguintes documentos para o saque: Carteira de trabalho;
CPF do titular; documento comprobatório da relação de dependência, no caso de dependente do trabalhador ter sido diagnosticado com a doença; atestado médico, no qual conste o nome da doença ou o código da Classificação Internacional de Doenças (CID), CRM ou RMS e assinatura, sobre carimbo, do médico; e também laudos atualizados que constam a enfermidade detalhada.
-
Política1 dia atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Empresas1 dia atrás
Pizzaria renomada enfrenta crise e pode fechar as portas
-
Loterias2 dias atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Criptomoedas2 dias atrás
Nubank lança ferramenta para facilitar transações com criptoativos
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros solucionam falha global no Google; EUA desconheciam o problema
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual o prazo-limite para pagamento de 13º salário em 2024?
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Imposto de Renda: confira quem recebe restituição no lote residual
-
Investimentos1 dia atrás
Quanto você teria hoje se tivesse investido R$ 1.000 no Branco do Brasil há 30 anos?