Conecte-se conosco

Economia

É possível sacar o auxílio emergencial antes da data marcada?

Autorização dos saques do auxílio emergencial pode levar algumas semanas, mas é possível acelerar o processo.

Publicado

em

O calendário de saques do auxílio emergencial começou na última segunda-feira, 2, mas muitos beneficiários não podem esperar sua vez para ter acesso ao benefício em espécie. A liberação começou com os nascidos em janeiro, que agora podem resgatar ou transferir o valor quando quiserem.

Leia mais: Saque do FGTS está disponível para nascidos em agosto; Saiba como receber

Para aqueles que se inscreveram pelo site ou aplicativo e não são inscritos no Bolsa Família, os pagamentos ocorrem em duas etapas. Primeiro, o auxílio é depositado na poupança digital e pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem. Só algumas semanas depois, o valor fica disponível para saques e transferências.

O que ocorre é que muitos trabalhadores precisam realizar essas transações com urgência e não querem esperar. Veja a seguir como antecipar o saque do auxílio emergencial.

Passo a passo para antecipar o saque

Existe uma maneira bem simples de ter acesso ao benefício antecipadamente. É só utilizar o Pix, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Confira como fazer:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Aperte em “Pix”;
  • Toque em “Vamos lá”;
  • Informe a chave Pix do recebedor (CPF, celular, e-mail ou chave aleatória);
  • Clique em “Cadastrar chaves selecionadas”;
  • Digite a senha do Caixa Tem e confirme.

A transferência ocorre na mesma hora, em apenas alguns segundos. Vale destacar que ela precisa ser feita para uma conta de outra titularidade, ou seja, o usuário não pode transferir para si mesmo. Basta pedir a conta de um amigo ou familiar emprestada e usar o benefício como quiser.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS