Economia
Quem pode solicitar o pagamento retroativo do auxílio emergencial?
Pagamento de parcelas retroativas do auxílio emergencial pode ser solicitado por alguns beneficiários. Veja quais.
A Dataprev é a empresa pública responsável por realizar checagens periódicas para conferir se os beneficiários do auxílio emergencial ainda se enquadram nas regras do programa. Caso o cidadão deixe de satisfazer as exigências, o governo federal suspende o pagamento do benefício.
Leia mais: Liberado! Confira o calendário da 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial
Após ter seu auxílio cancelado, muitos beneficiários ainda podem contestar a avaliação. Quando isso acontece, é realizada uma segunda análise para verificar se a decisão de cortar o benefício foi ou não um erro.
Caso fique comprovado que de fato o cidadão continua tendo direito aos pagamentos, ele volta a receber os valores. Mas essa decisão pode levar meses, período no qual o aprovado fica sem receber o auxílio.
Para recuperar as perdas causadas pelo bloqueio temporário, o Ministério da Cidadania autoriza o pagamento de retroativos. Dessa forma, quem passar por uma nova análise e garantir o direito de voltar ao programa poderá solicitar os benefícios que ficou sem receber enquanto aguardava a resposta.
Todos podem receber?
Não. Somente os beneficiários que se encaixam na situação especificada acima podem solicitar os valores retroativos. Quem teve o benefício cancelado, solicitou a revisão e foi excluído permanentemente do programa não tem direito às parcelas já pagas.
O Ministério da Cidadania informou que muitos brasileiros que passam pelo cancelamento não podem nem mesmo contestar a decisão. Nesses casos, o bloqueio do auxílio emergencial é definitivo.

-
Empresas2 dias atrás
Quais supermercados mais faturam no Brasil? Veja o top 15
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Agronegócio2 dias atrás
5 plantas trepadeiras que crescem rápido e são ideais para muros
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística1 dia atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Finanças3 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Economia2 dias atrás
Qual cidade brasileira tem a pior qualidade de vida do país?