Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

B3 publica comunicado sobre prorrogação de calls

Medida visa limitar o número de prorrogações de chamadas nos mercados à vista e de opções

Publicado

em

Crédito: Investinews

Em comunicado por meio de seu site, a B3 informou ao mercado, nessa terça-feira (3) que, “em linha com as práticas dos principais mercados internacionais e, atendendo à demanda de participantes, reduzirá o número máximo de prorrogações dos calls de abertura e de fechamento dos mercados à vista e de opções”.

De acordo com o informe da instituição, a iniciativa “visa oferecer previsibilidade do encerramento desses leilões, diminuir o esforço operacional no acompanhamento pelos participantes e tornar a precificação dos ativos mais eficiente”.

Além das explicações, o B3 ressaltou que, “sem prejuízo das mudanças, permanecem inalterados os seguintes critérios:

  • A faculdade de a B3 determinar a prorrogação ou abertura do leilão para preservar o regular desenvolvimento das negociações;
  • As regras de prorrogação dos calls para os casos de acionamento dos túneis de proteção, violação das regras de negociação, por fatos relevantes, das hipóteses dos incisos V e VI do item 6.4 do Manual de Procedimentos Operacionais de Negociação, das Regras de Pré-Abertura, Pré-Fechamento, Fixing ou outras situações excepcionais previstas nos normativos da B3 e na regulação em vigor.
  • As definições e regras de prorrogações dos calls estão disponíveis no Manual de Procedimentos Operacionais de Negociação e no Regulamento de Negociação da B3, em www.b3.com.br, Regulação, Estrutura normativa, Regulamentos e manuais, Negociação.

Em última forma, a B3 alertou que, a partir do próximo dia 16 desse mês, “passarão a valer os critérios e tempos de prorrogação dos calls de abertura e de fechamento dos mercados à vista e de opções, como disposto na tabela a seguir*.

1ª prorrogação: ocorrendo alteração em um dos quatro critérios nos últimos três minutos (inclusive).                     Tempo: um minuto, para call abertura; cinco minutos, para call fechamento.

2ª prorrogação: ocorrendo alteração em um dos quatro critérios nos últimos 30 segundos (inclusive).             Tempo: um minuto

3ª prorrogação: ocorrendo alteração em um dos quatro critérios nos últimos 15 segundos.                            Tempo: um minuto.

4ª prorrogação: ocorrendo alteração em um dos critérios nos últimos 15 segundos (inclusive).                     Tempo: encerramento randômico entre 30 e 60 segundos.

*Nota: exclusivamente para o call de fechamento, a primeira prorrogação do leilão tem duração de 5 minutos, conforme previsto nos normativos da B3.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS