Economia
Para combater inflação, Venezuela vai cortar seis zeros da sua moeda
Banco Central do país também anunciou o lançamento do bolívar digital a partir do dia 1º de outubro.
O Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou que, a partir de outubro, seis zeros serão cortados do bolívar, a moeda do país. O intuito é conter o crescimento da inflação dos últimos anos e estabilizar a economia nacional.
Leia mais: Dívida de Cuba e Venezuela no BNDES chega a R$ 3,5 bilhões
Outra novidade advinda com a reconversão monetária, que já é a terceira em 15 anos, é a implantação do bolívar digital, que nada mais é do que a versão digital da moeda nacional, sem modelo físico, emitida pelo Banco Central do país.
As novas diretrizes anunciadas pelas autoridades venezuelanas nesta quinta-feira, 5, entrarão em vigor a partir do dia 1º de outubro.
“A partir de 1º de outubro de 2021, o bolívar digital entrará em vigor, aplicando-se uma escala monetária que retira seis zeros à moeda nacional. Ou seja, todos os valores monetários e tudo expresso em moeda nacional serão divididos por um milhão (1.000.000)”, informa o comunicado do BCV, apresentado pelo ministro da Comunicação, Freddy Ñáñez.
Durante o lançamento da moeda digital, também começarão a circular as novas notas impressas, com valores de 5, 10, 20, 50 e 100 bolívares, além de uma moeda de 1 bolívar.
De acordo com o comunicado do BCV, a introdução do bolívar digital não vai afetar o valor da moeda física, que não valerá mais ou menos. A ideia é apenas facilitar seu uso em uma escala monetária mais simples.
Os anúncios já eram aguardados por especialistas, principalmente devido à espiral inflacionária na qual o país fechou em 2020, com 2.959,8% da inflação acumulada, e em 2019, com 9.585,5%. Além disso, a decisão busca oportunizar o uso do bolívar que, entre janeiro e maio, foi atingido por uma inflação acumulada de 264,8%.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp