Finanças
Alguém usou seus dados para pedir crédito? Serasa vai emitir alerta
Nova funcionalidade oferece a opção de bloqueio do score para evitar a consulta indesejada por terceiros; veja como ela funciona.
A Serasa lançou recentemente uma funcionalidade que permite o consumidor divulgar ou não ao mercado se ele está em busca de serviços voltados ao crédito. Chamada de Lock&Unlock, a ferramenta oferece a opção de bloqueio do score para evitar a consulta por terceiros.
Veja também: Condições facilitadas: entenda as vantagens do MEI na hora de pedir crédito
Segundo Matheus Moura, gerente da Serasa, a principal vantagem de todo o processo está na segurança. Isso porque o consumidor que sinalizar que não está em busca de crédito, mas mesmo assim consultas aos seus dados forem feitas, a Serasa emitirá um alerta indicando o acesso.
Combatendo golpes
A novidade, disponível dentro do plano Serasa Premium, possibilita um melhor monitoramento dos dados pelo próprio consumidor. Além disso, o serviço de assinatura envia alertas de movimentação no CPF, bem como consultas ao nome, novas dívidas, negativações, alterações no score, dentre outras funções.
“A ferramenta ajudará no combate à fraude. Muitas vezes, a pessoa só descobre que foi vítima de um golpe e que usaram os dados dela depois. Se o consumidor sinaliza ao mercado que ele não está em busca de crédito, dificilmente um empréstimo ou uma compra será finalizada no nome dele”, explica Moura.
Sobre o score de crédito
Na Serasa, o score de crédito vai de 0 a 1.000 pontos. Ele é composto de informações disponíveis em bancos acerca do perfil financeiro do consumidor, como dívidas contratadas, financiamentos, cartões, cheque especial, etc.
Leia mais: Precisa quitar uma dívida? Serasa Limpa Nome é prorrogado até o dia 22 de agosto
Quanto maior é a pontuação, maior é a chance de conseguir crédito em condições mais vantajosas e com fácil aprovação. Veja como consultar seu score de forma gratuita aqui.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia18 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Mundo22 horas atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política21 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Bancos2 dias atrás
Horário de atendimento dos bancos vai mudar em abril; veja o calendário