Política
Internet gratuita para beneficiários do Bolsa Família? Conheça o projeto de lei
Senador Jader Barbalho (MDB-PA) apresenta proposta para garantir acesso à internet aos beneficiários de programas sociais.
O senador Jader Barbalho (MDB-PA) apresentou em julho um Projeto de Lei (PL) para promover o acesso à internet a famílias inscritas no Bolsa Família e outros programas sociais. A medida é justificada pelo fechamento das escolas públicas, que prejudica a aprendizagem dos alunos que não conseguem acompanhar aulas remotas.
Veja também: Conheça o número oficial da Caixa no WhatsApp e evite golpes no auxílio emergencial
O PL 2.600/2021 prevê a utilização de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O dinheiro será utilizado na construção, ampliação ou manutenção de infraestrutura necessária para levar o acesso a populações vulneráveis.
“Atualmente, o acesso digital deve ser considerado um direito fundamental do cidadão, em virtude do mundo globalizado em que vivemos. Temos trabalhado com afinco para erradicar a fome e a pobreza pela renda, mas chegou a hora de focarmos mais na erradicação da pobreza digital, com a utilização dos recursos do Fust para promover a conectividade das famílias beneficiárias de programas sociais”, afirmou o senador no texto.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou uma pesquisa em março indicando que 4,3 milhões de estudantes brasileiros não tinham acesso à internet até o final de 2019.
Outro levantamento que corrobora com a visão do senador é o realizado pelo Instituto de Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS). O estudo aponta que somente 29,6% dos filhos de pais que não tiveram qualquer instrução têm acesso à banda larga. Nas famílias de pais com curso superior, a porcentagem sobe para 89,4%.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp