MEI
MEI tem direito a seguro desemprego?
A formalização como microempreendedor individual (MEI) dá ao empreendedor direitos típicos do trabalhador com carteira assinada. Mediante amparo trabalhista, o MEI tem direito a benefícios como aposentadoria e salário maternidade.
Mas, uma dúvida é recorrente entre os optantes dessa modalidade: o MEI tem direito ao seguro desemprego? A resposta é sim! Gracas a proposta aprovada no ano passado, esse benefício é estendido aos microempreendedores individuais.
O que é o seguro desemprego?
A priori, têm direito ao benefício aqueles que exerceram função em carteira assinada pelo mínimo de um ano para quem pede pela primeira vez, nove meses para quem pede pela segunda vez e seis meses para quem pede pela terceira.
Estão cobertos pescador profissional em período de pesca ilegal, trabalhador resgatado de regime escravo ou similar, ex-empregado formal com contrato suspenso devido à participação em curso de qualificação oferecido pela empresa e, ainda, trabalhador formal e doméstico demitido sem justa causa.
O MEI tem direito ao seguro desemprego?
Porém, há regras para que o benefício seja concedido. De início, o MEI deve comprar a inatividade ou falta de faturamento da empresa no ano anterior. Ou seja, o seguro desemprego é concedido desde que empreendedor não tenha percebido renda mensal igual ou superior a um salário mínimo no período de pagamento do benefício
Vale lembrar que o ex-empregado de pessoa jurídica que esteja recebendo o benefício o tem suspenso caso se cadastrar como MEI. Isso porque a previdência entende que o usuário está usufruindo de renda como empresário.
A proposta passará, ainda, pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Caso vire lei, a poderá beneficiar mais de 11 milhões de pessoas cadastradas como MEI no Brasil.
Em março de 2017, 162.694 optaram por essa modalidade de empresa, uma alta de 9,4% em relação ao mesmo mês de 2016, cujo montante era de 148.673.

-
Mundo16 horas atrás
Itália paga até R$ 600 mil para quem for morar em vilarejos; mas há um porém
-
Finanças1 dia atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças2 dias atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Agronegócio1 dia atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Tecnologia20 horas atrás
Brasil agora tem produção nacional de ‘drones de guerra’
-
Curiosidades2 dias atrás
Prédio mais alto do mundo no Brasil: quanto vai custar a construção?
-
Automobilística2 dias atrás
Novo combustível E30 pode ser mais acessível, mas causa falhas em motos
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Maps traz novidades com IA: descubra como funciona