Conecte-se conosco

Bancos

Pix 2.0: nova da onda ferramenta vai impactar muitos negócios; entenda!

Banco Central tem calendário de ações para o PIX para o segundo semestre deste ano.

Publicado

em

Quem pensa que o PIX só aumenta a velocidade das transações financeiras, está enganado! Lançado em novembro de 2020, pelo Banco Central (BC), em meio à covid-19, a ferramenta se popularizou inicialmente como um meio mais prático para transferência e pagamentos de serviços e produtos.

Leia mais: FGTS: saque aniversário já pagou R$ 16,5 bilhões; vale a pena retirar adicional de até R$ 2.900?

No entanto, a partir dele outras soluções têm sido preparadas pelas empresas. A nova opção de pagamento — assim como cartões de débito ou boletos – com a experiência de transferir dinheiro é mais rápida, prática e disponível, traz muitos benefícios ao empreendedor que deseja poupar gastos e manter o seu negócio atualizado com o mercado.

Por meio dele, por exemplo, foi possível para as empresas a realização de transações aos sábados e aos domingos. Um dos exemplos é o caso de um cliente da SuperSim, uma fintech de microcrédito.

Antes do PIX, caso acessasse a plataforma da companhia no fim de semana para pedir um empréstimo, a empresa só conseguiria dar uma resposta na segunda-feira e, até lá, a pessoa poderia mudar de ideia. Com a nova ferramenta do BC, a SuperSim passou a liberar os empréstimos em qualquer dia da semana, por meio de uma simples transferência para a conta do cliente.

Novidades para o PIX

Um calendário de ações para o PIX está previsto pelo BC para o segundo semestre deste ano, incluindo:

  • Pix Saque: que permitirá o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais;
  • Pix Troco: por meio do qual o consumidor poderá fazer uma compra com um valor maior que o da transação e receber o troco em espécie do comerciante
  • Pix Agendado: para pagamentos programados.

Além, é claro, do Pix por aproximação e o Pix offline (sem necessidade de estar conectado à internet), no último trimestre deste ano, e o Pix Garantido, que vai viabilizar o pagamento parcelado e deve ser lançado no início do ano que vem pelo BC.

Vantagens do PIX para as empresas

Se você é um empreendedor antenado às novas tendências digitais, provavelmente está interessado em conhecer quais são as vantagens do Pix para empresas: mais agilidade nas vendas, redução de custo para o varejista, mais segurança para comprador e vendedor e disponibilização imediata do valor transferido.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS