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Economia

Magalu (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3) detêm 54,1% do e-commerce

Três empresas de varejo venderam, em 2020, 85% a mais do que em 2019

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Crédito: Site Bertholdo

Maiores empresas de varejo online do país, Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3) somaram, juntas, R$ 51,8 bilhões em venda de produtos do próprio estoque em 2020, o ou crescimento de 85% em relação ao ano anterior. O montante, apurado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) corresponde a 54,1% da receita total do e-commerce no ano passado (R$ 95,7 bilhões). Sozinho, o Magazine Luiza faturou cerca de R$ 24 bilhões a mais em um ano.

Destaques do ranking – No caso do segmento de marketplace – que inclui a venda de lojistas médios e pequenos e a venda da própria rede que opera a plataforma – as cinco maiores companhias somaram R$ 123,9 bilhões em vendas, o que equivale a 81% mais do que apurado em 2019. Entre as principais empresas, destaque, no ranking, para Mercado Livre (MELI34), Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via (VIIA3).

IPOs frequentes – Outro ponto relevante do estudo é que, das 300 empresas de varejo, 42 são de capital aberto, dez a mais que na edição anterior do ranking, como reflexo da realização mais frequente de ofertas públicas de ações (IPO, em inglês) após 2020. Nesse mesmo ano, a base de lojas físicas também registrou aumento de 1,9%.

No aspecto negativo, o relatório aponta que 126 empresas deixaram de divulgar o número de empregados em, pelo menos, um dos últimos dois anos, de onde resulta a constatação de que houve, nesse período, redução da força de trabalho nessas companhias.

Ranking de vendas online no e-commerce:

Magazine Luiza (R$ 20,8 bilhões)

Via (R$ 13,7 bilhões)

Americanas (R$ 10,9 bilhões)

Global Fashion Group, dono da Dafiti, (R$ 3,4 bilhões)

Amazon (R$ 3,0 bilhões)

Carrefour (R$ 2,2 bilhões)

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

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