Finanças
Carro popular? Pandemia faz preço do Kwid e Mobi chegar aos R$ 60 mil
Falta de semicondutores no mercado, associada à alta demanda, fez com que veículos “populares” se tornassem inviáveis para os brasileiros.
Não é mais novidade que os preços de carros zero quilômetro dispararam desde o início da pandemia, sobretudo em 2021, quando a falta de semicondutores tem dificultado a produção de modelos de várias marcas.
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Com a redução na oferta, associada à demanda aquecida e a escassez de matéria-prima, o preço de veículos no país, inclusive os usados, disparou. Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), de fevereiro de 2020 e julho de 2021, mostram que os valores de carros zero subiram em média 19,9%.
Expressão “carro popular” cai em desuso
A situação afetou inclusive os dois veículos mais baratos do país, que são: o Renault Kwid e o Fiat Mobi. Eles chegam a custar mais de R$ 60 mil, valor que já deixou de ser acessível para a maioria dos brasileiros. Neste sentido, a expressão “carro popular” perdeu força diante dos aumentos.
Para se ter uma ideia, o Kwid na versão de entrada Life, que não contém itens de série, como sistema de som, direção assistida e ar-condicionado, custa hoje a partir de R$ 47.690. Já o mesmo modelo, na versão Outsider, que possui motor 1.0 flex de 70 cv e 9,8 kgfm, além de câmbio manual de cinco marchas, o valor sobe para R$ 60.290.
No caso do Fiat Mobi, oferecido em três versões diferentes, todas com propulsor 1.0 biocombustível de 75 cv e 9,9 kgfm, transmissão manual de cinco velocidades e dois airbags obrigatórios, tem valor inicial de mercado de R$ 48.448 na sua versão Easy. Atualmente, ele é considerado o segundo automóvel mais barato da atualidade.
Por outro lado, em janeiro, um Mobi Trekking – tido como versão aventureira do modelo – custava em média R$ 48.602, segundo dados da Fipe. De lá até agora, houve um aumento de 20,1% no custo médio do bem, que agora vale R$ 60.833, e podendo subir para R$ 66.406 com a inclusão de todos os opcionais e pintura metálica.
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