Política
Portais divulgam fake news sobre Renda Brasil; Confira o real posicionamento de Bolsonaro
Presidente é contra tirar recursos de “pobres” para distribuir aos “paupérrimos”.
Nesta quarta-feira, 26, o presidente da República, Jair Bolsonaro, discursou sobre a proposta apresentada pelo Ministério da Economia para implementação do programa social Renda Brasil. Segundo o chefe de Estado, o projeto vai ficar suspenso até que sejam realizadas adequações no texto enviado pela pasta liderada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Diversos portais de notícias divulgaram que o presidente teria colocado fim ao projeto do ministro da Economia. No entanto, a justificativa de Bolsonaro é que, com a redação vigente, o programa retiraria recursos de “pobres” para distribuir aos “paupérrimos”.
“Ontem discutimos a proposta, a possível proposta do Renda Brasil. Eu ontem falei: ‘está suspenso’. Vamos voltar a conversar. A proposta como a equipe econômica apareceu para mim não será enviada ao Parlamento. Não posso tirar de pobres para dar para paupérrimos”, afirmou o presidente durante visita a uma usina em Ipatinga (MG). A decisão final do presidente deve ser anunciada na próxima sexta-feira, 28.
O Renda Brasil faz parte das medidas apresentadas por Guedes e propunha um benefício superior ao valor atual do Bolsa Família, de cerca de R$ 250 por família. Porém, para o seu financiamento, o grupo econômico sugeriu o corte de outros programas sociais, como o abono salarial. Só que o presidente não concorda com a proposta, tampouco com os valores e cortes.
“Não posso tirar de pobre para dar para paupérrimos, não podemos fazer isso aí. Como a questão do abono salarial, para quem tem até dois salários. Seria um 14º, não podemos tirar de 12 milhões de famílias para dar para o Bolsa Família, ou Renda Brasil, seja o que for o nome deste programa”, frisou Bolsonaro.
O discurso do presidente refletiu no dólar, com alta a mais de 1%, chegando a R$ 5,60. Por outro lado, a Bolsa caiu, acarretando no Ibovespa à mínima do dia, com contração de 1,87%, e avançou o mercado de juros. Os impasses em torno do Renda Brasil também devem adiar o anúncio do programa Pró-Brasil.

-
Tecnologia10 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia7 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo19 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
Pingback: Bolsonaro baterá martelo sobre Renda Brasil na sexta-feira, diz ministro