Empresas
Ser Educacional anuncia aquisição da startup Prova Fácil, de avaliação on-line
Movimento de expansão
A Ser Educacional anunciou a aquisição da startup Prova Fácil, de avaliação on-line, conforme comunicado ao mercado.
De acordo com o documento, o movimento diz respeito a 100% da plataforma adquirida e o negócio atende à estratégia de diversificação do grupo de ensino superior, com investimento em educação continuada, de olho na busca das pessoas por novos aprendizados ao longo da vida (“lifelong learning”).
Também disse que em 2020 a Prova Fácil realizou 24 milhões de provas digitais e deve chegar ao fim deste ano com mais 30 milhões.
A “edtech”, que atende 25% dos alunos do ensino superior, presta serviços para faculdades como FGV, PUC, Mackenzie e grandes grupos, como a própria Ser Educacional. A Prova Fácil realiza, inclusive, vestibular on-line de medicina.
Ser Educacional
Fundador da Prova Fácil, Adriano Guimarães disse que a plataforma reúne tecnológica com inteligência artificial que faz o vestibular on-line ser mais seguro do o que o presencial.
“Uma das ferramentas acompanha o direcionamento do olhar do aluno, que pode ter a avaliação interrompida caso seja constatado que está colando”, destacou.
Apesar da tendência de crescimento de cursos à distância e, consequentemente, maior realização de provas on-line, foi outro negócio da startup que atraiu o interesse da Ser Educacional: a certificações de cursos. A Prova Fácil oferece o serviço ainda em escala reduzida, até porque esse segmento ainda é pequeno no Brasil, ao contrário dos Estados Un
“Ao longo da vida, as pessoas vão realizar diferentes cursos, seja para aperfeiçoamento ou mudança de carreira. Hoje, a demanda ocorre mais na área de tecnologia”, disse Joaldo Diniz, responsável por produtos digitais da Ser Educacional.
“A Prova Fácil se encaixa na nossa estratégia de investir em educação continuada, em negócios não regulados, que se complementam à graduação”, disse Jânyo Diniz, presidente da Ser Educacional, que não revelou o valor da aquisição.
Aquisições
A Ser Educacional destinou R$ 100 milhões para aquisição de startups de educação e até o fim deste ano essa meta deve ser batida. Em dezembro, comprou a Beduka, plataforma de preparação para o vestibular. “Temos negociações avançadas com outras edtechs”, complementou o presidente.
Enquanto o mercado de certificações cresce no Brasil, a Prova Fácil aproveita o boom na demanda de provas on-line. Um dos pontos que atraem as escolas é o seu banco de questões com 2 milhões de perguntas. “Há uma tendência de avaliações diárias para se mensurar os gaps de aprendizado e agir rapidamente com o reforço de conteúdo. Quando isso é feito
Quando isso é feito, o desempenho de aprendizado aumenta 30%”, disse Guimarães.
A companhia está listada na bolsa brasileira (B3) sob o ticker SEER3.
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