Agronegócio
Mapa inicia projeto de Bioeconomia e Cadeias de Valor a fim de fortalecer a produção sustentável de recursos naturais
O programa lançou um edital seletivo que visa fornecer tecnologia às cooperativas e associações que atuam em redes prioritárias do cacau, do açaí e da castanha-do-brasil
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, iniciou o projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, que tem como objetivo fortalecer a produção relacionada ao uso sustentável dos recursos naturais.
O programa lançou um edital seletivo que visa fornecer tecnologia às cooperativas e associações da agricultura familiar localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas e Pará que atuam em redes prioritárias do cacau, do açaí e da castanha-do-brasil. Especialmente na Região Norte, o projeto da bioeconomia é uma oportunidade de geração de renda para a agricultura familiar.
De acordo com César Halum, secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, o edital reforça o compromisso com o cooperativismo. “A promoção da agricultura familiar e a promoção de cadeias de valor só são possíveis a partir da floresta em pé. O lançamento do edital nesta data também comemora o Dia da Amazônia, dia 5 de setembro, celebrando o potencial que a região tem em apontar para soluções para a bioeconomia”, afirma.
O projeto de Bioeconomia e Cadeias de Valor informa que as cooperativas e associações selecionadas poderão contar com contribuições, serviços e ferramentas para determinar as necessidades de gestão empresarial coletiva em áreas específicas, bem como as qualificações para formular e executar planos de ação e processos de planejamento. Outras possibilidades previstas no edital incluem contabilidade, finanças, negócios, organização, meio ambiente, produção, acompanhamento de marketing e outros campos, bem como elaboração de projetos de investimento, cálculo de custos e capital de giro e exploração em diversos campos de possíveis fontes de financiamento.
Além disso, o edital promove contatos empresariais, a fim de obter negociações, integrações e acordos com outras organizações da agricultura familiar, conforme suas necessidades e interesses, para estabelecer melhores relações comerciais com o órgão e formalizar parcerias.
O cronograma, critérios e condições para a candidatura estão detalhados no edital oficial. Para realizar a inscrição, é necessário preencher a Ficha de Candidatura até o dia 5 de outubro de 2021.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Tecnologia2 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia12 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura