Conecte-se conosco

Agronegócio

PIB baiano deve crescer 6,7% no segundo trimestre de 2021

Agropecuária foi um dos principais setores responsáveis pela recuperação local

Publicado

em

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) prevê uma recuperação gradual da economia no Estado. Apesar das dificuldades envolvendo a pandemia da Covid-19, o cenário tende a ser positivo para o mercado baiano e a economia local deve ter alta de 6,7% no segundo trimestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Grande parte dessa recuperação se deve a agropecuária.

Segundo o relatório divulgado pela SEI, o setor apresentou uma taxa positiva de 7,1%, atrás apenas no setor de serviços com alta de 9,2%. De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia, João Carlos Oliveira, as condições climáticas favoráveis auxiliaram e motivaram os produtores a investir mais no agro.

“O trabalho incansável do produtor rural sempre foi muito importante para a economia local. Os números apresentados agora pela SEI mostram a relevância do Agro na construção de nossa economia”, afirma.

Panorama geral

A expansão da agropecuária nos seis primeiros meses deste ano é ainda maior do que na comparação com o segundo semestre de 2020. Ainda segundo os dados apresentados, a alta registrada foi de 7,6% na economia. baiana.

O aumento de produtividade e produção teriam motivado esses números. Em 2021, a área plantada com grãos teve expansão de 2,6% na comparação anual, totalizando 82.350 hectares. A safra de grãos cresceu 4,8% na relação com a safra anterior. Ao todo, 10,5 milhões de toneladas foram produzidas.

Soja e cana-de-açúcar foram os produtos que mais se destacaram. Mais de 6,83 milhões de toneladas do grão foram estimadas para este ano. Em 2020, o total chegou a 6,07 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 12,6%. Já a cana rendeu mais de 5,45 milhões de toneladas, um aumento 5,8% maior do que os 5,15 milhões de toneladas registrados na safra anterior.

A participação do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Estado foi de R$ 45,3 bilhões. A agropecuária também gerou empregos. Em comparação ao período pré-pandêmico, o setor somou 132 mil trabalhadores, apresentando a melhor performance dentre todos os setores da economia pesquisados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC).

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS