Conecte-se conosco

Economia

Caminhoneiros registram a maior empregabilidade desde 2016 durante governo Bolsonaro

Dados do Novo Caged mostram maior aumento da série histórica na empregabilidade da categoria a partir de 2019.

Publicado

em

Os categoria dos caminhoneiros chegou a 986,8 mil trabalhadores até julho deste ano, crescimento de 14% desde 2019, primeiro ano de mandato do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A situação é oposta ao quadro geral do país, que registra desemprego de 14,6%, ou cerca de 14,8 milhões de pessoas.

Leia mais: Pode se repetir: Greve dos caminhoneiros fez inflação atingir pico em 2018

O volume é o maior da série histórica iniciada em 2016 e foi compilado do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) pelo portal Metrópoles.

No fim de 2018, último ano de mandato de Michel Temer (MDB), a categoria contava com 866,6 mil profissionais empregados. Esse total inclui motoristas, operadores de caminhão e caminhoneiros autônomos, todos com carteira assinada.

Grande parte do contingente atual, cerca de 97,5%, é representado por motoristas de caminhão. Outros 1,4% são caminhoneiros autônomos e 1,1% são operadores de caminhão.

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS