Conecte-se conosco

Automobilística

Apple pede para que clientes não utilizem iPhone em motos

O aparelho pode sofrer danos permanentes se for utilizado em uma motocicleta. Pronunciamento oficial gerou polêmicas e muitas dúvidas.

Publicado

em

Neste mês, mais especificamente no dia 10 de setembro de 2021, a Apple emitiu um alerta. Os usuários de iPhone que costumam conectar o aparelho em motocicletas devem ficar atentos. Mais do que isso, devem parar de efetuar esse procedimento. A atitude pode danificar permanentemente os iPhones que, em alguns casos, podem ser mais caros do que a própria moto.

Leia mais: Em novo projeto, Santander libera crédito para a compra de motos elétricas

A Apple disse em seu comunicado que: “expor seu iPhone a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência, especificamente aquelas geradas por motocicletas de alta potência, pode degradar o desempenho do sistema de câmera”.

Dúvidas

A mensagem da empresa é um tanto quanto vaga, já que carece de detalhes. No caso, a fabricante não especifica qual é a frequência limite para usar o iPhone. Nem sequer revela o que pode ser considerada uma moto de alta potência. 

Segundo a Apple: “conectar seu iPhone a veículos com motores elétricos ou de pequeno volume, como ciclomotores e scooters, pode levar a vibrações de amplitude comparativamente mais baixa, mas, se você fizer isso, um suporte com amortecimento de vibração é recomendado para diminuir o risco de danos ao seu iPhone e seus sistemas de estabilização ótica de imagem (OIS) e foco automático (AF)”.

A empresa ainda cita que “também é recomendado evitar o uso regular por períodos prolongados para diminuir ainda mais o risco de danos”. Da mesma forma, as dúvidas persistem, já que não há especificação de nada. Assim, depende apenas do bom senso do usuário, o que acaba por gerar duas coisas: medo e indiferença.

Modelos

Apesar de faltar detalhes neste quesito, especula-se que a Apple estaria se referindo a modelos específicos. Entre eles estariam todos os que foram produzidos a partir do iPhone 7. Além deles, também entram na lista o iPhone 6 Plus e o iPhone 6S Plus. 

As informações foram baseadas nas reclamações em redes sociais e fóruns online. Aliás, vale destacar que proprietários de modelos mais antigos também relataram problemas.

De qualquer maneira, a empresa ainda deve voltar a público para explicar com mais detalhes a situação. Essa foi a primeira vez que a Apple se pronunciou sobre os casos de defeitos em motos. A dica, portanto, é evitar as práticas apontadas pela fabricante em qualquer modelo de iPhone.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS