Economia
Randon (RAPT4) investe em logística para agilizar entregas
Malha ferroviária de Araraquara (SP) facilitará escoamento de produção
Com investimentos de R$ 40 milhões na ampliação de capacidade produtiva, e aquisição de sete empresas nos últimos dois anos, o grupo Randon lançou, nessa quinta-feira (16), em sua divisão de implementos, a pedra fundamental da construção de uma malha ferroviária na cidade paulista de Araraquara.
Linha direta – Com previsão de estar concluída daqui a dois anos, a linha férrea, que inicia na própria fábrica, se estende por quilômetro e meio, transportando vagões, reboques e semirreboques a um ramal principal da mesma cidade, a partir do qual estes serão enviados, via ferrovia, a todos os seus clientes no país .
Superando obstáculos – Em contraste, o transporte dos produtos, atualmente por rodovia, ‘exige um complexa logística’, pois os “implementos precisam ser levados até a Sumaré (SP), para serem então montados em um galpão, demandando um percurso total de 150 quilômetros”, explicou o presidente do grupo Randon, Daniel Randon.
Redução drástica – O dirigente explica que os produtos “já vão sair de dentro da fábrica montados até o ramal, onde haverá uma área de armazenamento para 40 a 50 vagões”. Como efeito, o executivo prevê que o tempo de entrega será reduzido, no mínimo, em cinco dias, sem contar a redução do custo logístico e a melhoria de qualidade da operação.
Salto de produção – Com o investimento, a produção diária de reboques saltará de 25 para 45, enquanto a de vagões aumentará de oito para 16. Levando em conta sua conexão com o grupo, no total, a capacidade diária passará de 130 para 150 reboques. A ampliação já foi responsável pela criação de 170 postos de trabalho, com a perspectiva de abertura de outros 90, nos próximos meses. No total, o grupo possui 14 mil funcionários – 1 mil no exterior.
Agro quer – De acordo com o diretor-geral da Randon Implementos, Sandro Trentin, a maior demanda por semirreboques e vagões ferroviários vem do agronegócio e da mineração, vindo em seguida o transporte de produtos vendidos pelo e-commerce.
Prazo encurtado – Outro reflexo do investimento realizado diz respeito ao prazo para entrega de alguns produtos, que passou, em média, de três a quatro meses, para o intervalo de 45 a 60 dias. As reformas realizadas pelo grupo o deixará mais preparado para atender novas demandas, de acordo com os programas de concessões.
Atuação ampla – Além dos segmentos descritos, o grupo Randon também atua nos ramos de autopeças para caminhões, ônibus, reboques e máquinas agrícolas, usinagem, seguro, banco e consórcio, sem contar com a tecnologia desenvolvida pela Randon Tech Solution, unidade de aceleração e desenvolvimento de automação.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Tecnologia23 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Empresas19 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?